Vitaminas: Qual a importância e onde encontra-las.
Muito se fala sobre a importância das vitaminas para o corpo, mas você saberia dizer para que cada uma serve? As vitaminas são uma categoria de nutrientes essenciais que nosso organismo não é capaz de produzir, ou até pode produzir, mas em pequenas quantidades, que não são suficientes para manter o corpo em equilíbrio.
De forma geral, elas ajudam a manter a saúde da pele e das mucosas, fortalecem o sistema imune, fornecem energia ao organismo, ajudam nos processos de cura das doenças e na detoxificação do organismo. A melhor maneira para garantir a ingestão delas é mesmo pela alimentação, que deve ser variada, saudável, com ingredientes frescos.
Então, como saber o que comer para conseguir e aproveitar esses nutrientes?
Criamos uma lista para te ajudar a escolher os melhores alimentos. Vamos lá?
Vitamina A:
Fundamental para o funcionamento normal do sistema visual, protege os olhos contra a degeneração macular e ainda ajuda no crescimento e manutenção das mucosas.
Fontes: vegetais amarelos e alaranjados (cenoura, abóbora, damasco, pêssego), laticínios derivados do leite integral, gema de ovo e fígado.
Vitamina B1 ou tiamina:
Atua como antioxidante (ou seja, combate o envelhecimento precoce das células), dá mais disposição e energia, protege o sistema nervoso e ajuda no ganho de massa magra.
Fontes: carnes, cereais integrais, folhas verde-escuras, leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha), oleaginosas, (couve, couve-flor, nabo, brócolis, etc) e sementes de abóbora e girassol.
Vitamina C:
É antioxidante, ajuda a fortalecer o sistema imune, o crescimento ósseo e do tecido conjuntivo.
Fontes: camu-camu, acerola, laranja, limão, mamão, morango, abacaxi, brócolis, couve e pimentão.
Vitamina D:
Favorece a absorção de fósforo e cálcio, fortalecendo ossos e dentes. Também age no sistema imunológico.
Fontes: óleo de fígado de bacalhau, salmão, atum, arenque, truta e sardinha, gema de ovo e fígado.
Vitamina E:
Além da função antioxidante, é necessária à formação de hormônios e ao sistema reprodutor, pois estimula a fertilidade.
Fontes: semente de girassol, amendoim, amêndoas e nozes, óleos de milho e soja, gérmen de trigo, azeite de oliva, vegetais de folhas verdes, fígado, gema de ovo.
Vitamina K:
Regula o processo de calcificação dos ossos e na coagulação do sangue.
Fontes: folha de nabo, alface, repolho, brócolis, espinafre, aspargos, ervilha, fígado, leite.
Agora que você já sabe quais são e onde encontrar os principais tipos de vitaminas, fica muito mais fácil acertar nas compras do mês.